Bolsa de Valores – Corretoras Online

Corretoras Online

Existem várias corretoras online felizmente, facilitando o processo de investimento em ativos sem ter que se deslocar a umas instalações físicas, como por exemplo os Bancos.

Existem preçários diferentes para cada corretora online, as diferenças são bastante significativas. Se escolher bem a corretora pode poupar bastante com esse intermediário.

A mais barata

A corretora mais barata sem margem de dúvidas que é a Degiro, apresenta custos imbatíveis, sobretudo para quem transaciona pelos mercados de capitais. Esta corretora é sediada na Holanda e com um modelo de negócios particular, investir pela Degiro não é exatamente igual a transacionar títulos através de uma corretora nacional. A plataforma é bastante prática de se usar, muito intuitiva para quem está a começar a investir na bolsa de valores.

O ponto mais pertinente em relação a esta corretora é a sua liquidez dos investidores. Como a Degiro não tem licença bancária e não pode constituir depósitos, o dinheiro dos clientes é aplicado em fundos do mercado monetário, que não têm capital garantido.Em teoria, o nível de risco é reduzido. Mas as baixas taxas de retorno dos ativos com menos risco levaram os fundos a exibir retornos negativos.

Outro ponto a assinalar: os contratos são regidos pela lei holandesa. Em caso de diferendo, o investidor terá de recorrer às instâncias de resolução de litígios daquele país. O esquema de proteção também tem uma cobertura inferior ao nacional (20 mil euros contra 25 mil no Sistema de Indemnização aos Investidores nacional).

Por último, a corretora faz empréstimos das ações na conta dos clientes para vendas a descoberto. Isso não acontece se optar pelo preçário Custody.