Bolsa de Valores – Portfolio

Portfolio

Uma carteira de ações é um conjunto de pedaços de empresas que foram escolhidos de forma a ter uma boa rentabilidade. Uma boa alocação de capital é muito importante ao investir na bolsa de valor, pois os ativos estão sujeitos a oscilações.

A estratégia que muita gente utiliza para proteger a sua carteira de ações das instabilidades financeiras e políticas é diversificando a sua escolha de ações selecionando empresas e setores diferentes.

Para ter o seu investimento de renda variável de forma mais equilibrada, é necessário saber escolher as empresas e setores de ações que possam trazer boas rentabilidades.

O que é uma Carteira de Ações?

Uma carteira de ações é um conjunto de ativos que pertence a um investidor.

Um dos fatores mais importantes da carteira de ações é a diversificação, isto é, distribuir o capital em diferentes empresas. Com esta estratégia é mais seguro que ter todas as ações na mesma empresa, pois se as ações dessa empresa teem uma queda todo o seu investimento é desvalorizado.

Com esta distribuição diminuí os riscos, pois se uma ação tiver uma grande oscilação, poderá ter outra que possui menor variação e assim compensar.

Uma outra estratégia bastante interessante é criar uma carteira de ações para longo prazo baseado em ações que pagam dividendos.

Qual o seu perfil de investidor?

Perfil Conservador

Uma pessoa com este perfil tende a ter tolerância aos riscos, portanto a sua carteira deve estar alocada a ações ou papéis mais seguros.

Estes investimentos são em ações com menor volatilidade, como por exemplo grandes empresas tecnológicas, bancos etc…

Perfil Moderado

O perfil moderado já arrisca um pouco mais, e a sua carteira pode ser composta em sectores essenciais, por exemplo, produção de energia, alimentação e saúde.  

Em risco moderado, também você pode alocar uma pequena percentagem em ações com grande potencial de ganhos, como as Small Caps.

Por conta do menor volume de negociação, esses ativos tendem a sofrer variações maiores, ou seja, há possibilidade de render mais em relação à outros papéis (assim como perder mais). 

Perfil de Risco

A carteira de ações deste tipo de investidor pode assumir diversas formas. Existe grande possibilidades de investir em ações de pequenas empresas que oferecem maior ganhos, como as Small Caps.

Mesmo com boa parte do capital alocado em ativos de alto risco, o ideal é ter também ações estáveis para o equilíbrio.