Bolsa de Valores – Gestão de Investimento

Gestão de Investimento

Cuidados nos investimentos?

As taxas de juros nos últimos anos estão muito baixas, com esse fator começou a existir muitas empresas ou plataformas como casas de gestão de investimento. Os esquemas para iludir as pessoas é sempre o mesmo, por exemplo, uma celebridade a informar que obteve ganhos bastante rápidos, sem saber como o seu dinheiro foi aplicado.

Como existem vários tipos de investimentos nos mercados, esta ideia é vendida como sendo um segmento novo, por vezes dizendo que é “forex” (moedas internacionais) ou até mesmo as moedas digitais (criptomoedas).

Os altos ganhos prometidos são colocados pelos novos participantes que são convidados a entrar. É um esquema de “pirâmide financeira”.

Sempre que existam retornos demasiado altos pelo seu dinheiro alocado numa plataforma, pense duas vezes e não invista nesse local.

O que é um gestor de investimentos?

É um profissional habilitado para administrar carteiras de valores, com registro concedido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Eçe pode atuar como administrador fiduciário, o que quer dizer, que também faz a custódia / guardar dos ativos.

O papel principal do gestor de investimentos é executar e monitorar uma carteira de investimentos, com as indicações que os seus clientes forneceram. A remuneração é por meio da taxa de gestão / administração sobre o total da carteira.

Quais os principais tipos de gestão de investimentos?

Gestão ativa

O gestor possui experiência e uma equipa para elaborar um determinado mercado.  Pelo seu trabalho e conhecimento, tem uma taxa de administração mais alta, além da taxa de performance, quando ultrapassa uma meta de desempenho.

Gestão passiva

Um ou mais fundos negociados em bolsa, conhecidos como Exchange Traded Funds (ETFs), são usados como instrumentos de gestão de investimentos.  Essa estratégia é para quem quer participar de um determinado setor de forma simples e acessível. 

Dicas para uma boa gestão de investimentos!

Riscos

Uma carteira de investimentos inclui aplicações com variados graus de risco.  O objetivo é aumentar o capital sempre.

Consistência

Procurar quais as opções que sofreram menos oscilações ao longo dos anos.

Conhecimento

Para quem desconhece um determinado setor, mas ainda assim quer experimentar, o melhor é colocar o dinheiro aos cuidados de um gestor especializado. 

Qualidade

Analise sempre a empresa e verificando as noticias sobre a mesma. Evite aplicar o fundamento que a ação apenas está barata. O importante é conhecer bem o que vais comprar.

Persistência

Tão importante quanto todas as dicas anteriores.  Investir é para o longo prazo.  Não entre em pânico na primeira reversão do mercado.