O que é o Bitcoin?

Criptomoedas, Finanças

O Bitcoin é uma nova moeda digital criada em 2009 por uma pessoa desconhecida, usando o pseudônimo Satoshi Nakamoto. As transações são feitas sem intermediários ou seja, sem bancos! O Bitcoin pode ser usado em alguns serviços, tais como para reservar hotéis na Expedia, comprar móveis no Overstock e até mesmo comprar jogos da Xbox. Mas o que geralmente acontece mais, é as pessoas pensarem que ao investirem neste ativo podem enriquecer rapidamente (o que está errado este tipo de pensamento). O preço do bitcoin disparou por volta dos $20.000 em 2017 e nada garanta que possa novamente acontecer no futuro.

Porquê Bitcoin?

Bitcoin pode ser usado para comprar mercadorias “anonimamente”. Além disso, os pagamentos internacionais são fáceis e baratos porque os bitcoins não estão vinculados a nenhum país ou sujeitos a regulamentação. Para as pequenas empresas pode ser aliciante porque não há taxas de cartão de crédito. Contudo, nas exchanges existe pequenas taxas para negociação. Algumas pessoas apenas compram bitcoin como investimento, na esperança de aumentar seu valor no futuro.

Comprar Bitcoin?

Echange

Muitos mercados chamados “exchanges” permitem que as pessoas comprem ou vendam bitcoins usando tipos de moedas diferentes. Podemos, fazer a troca de Dollar por Bitcoin ou Euro por Bitcoin e vice-versa. A Coinbase é a exchange líder de momento, juntamente com Bitstamp e Bitfinex. Mas a segurança pode ser uma preocupação: bitcoins no valor de dezenas de milhões de dólares já foram roubados do Bitfinex quando ela foi invadido em 2016. Portanto, muito cuidado ao escolher a exchange para guardar os seus ativos.

Transferência P2P

As pessoas podem enviar bitcoins entre si usando dispositivos móveis ou seus computadores. É como enviar dinheiro digitalmente ou até mesmo como fazer uma transferência bancária entre duas contas no banco.

Mineração

As pessoas competem para “minerar” bitcoins usando computadores para resolver contas matemáticas complexos. É assim que os bitcoins são criados. Atualmente, um minerador é recompensado com 6,25 bitcoins aproximadamente a cada 10 minutos.

Carteira de Bitcoin?

Carteira Bitcoin

Bitcoins são guardados numa “carteira digital”, que existe na nuvem (cloud) ou no computador de um utilizador. A carteira é como se fosse um tipo de conta bancária virtual que permite aos utilizadores enviar ou receber bitcoins, pagar por mercadorias ou serviços.

Anonimato do bitcoin?

Embora cada transação de bitcoin seja registrada em um log público, os nomes de compradores e vendedores nunca são revelados apenas os seus IDs (Identificadores) de carteira. Embora isso mantenha as transações dos utilizadores de bitcoin em sigilo, também permite que eles comprem ou vendam qualquer coisa sem ser rastreados facilmente.

Futuro do bitcoin?

Ninguém sabe o que será do bitcoin. A maioria não é regulamentada, mas alguns países como por exemplo o Japão, China e Austrália começaram a pesar regulamentos. Os governos estão preocupados com a tributação e sua falta de controle sobre a moeda digital.